Por que contratar uma empresa de gerenciamento de obras?

Contratar uma empresa de gerenciamento de obras significa otimizar questões como a velocidade de execuçãoversatilidade no controle e desenvolvimento da obra, além de um acompanhamento preciso de todas as etapas do projeto.

O planejamento bem estruturado e o gerenciamento efetivo são pontos chave para o sucesso de uma obra. Logo, par evitar imprevistos e garantir a qualidade no resultado, é importante contar com profissionais experientes ao seu lado.

O serviço de gerenciamento de obras tem como objetivo a conclusão da mesma com o menor tempo e menor custo possível.

A seguir, vamos mostrar quais as responsabilidades de uma equipe de Gerenciamento de Obras e como a contratação desse serviço é útil para o seu projeto.

PLANEJAMENTO E CRONOGRAMA DA OBRA:

A equipe de gerenciamento de obras irá considerar a mão de obra e os materiais necessários, estabelecer metas e o tempo de conclusão do projeto, além de realizar o mapeamento dos melhores fornecedores.

É importante lembrar que imprevistos acontecem e uma boa equipe de gerenciamento sempre possui um “plano B”. A questão do cronograma e do planejamento também envolvem a compra prévia de materiais para que não ocorra atrasos na execução devido sua falta.

ACOMPANHAMENTO DA OBRA:

Identificar falhas e imprevistos e resolvê-los antes que gerem um problema maior só é possível se houver um acompanhamento constante da obra.

Garantir que o planejamento seja seguido também é uma das responsabilidades dos gestores ou gerentes do projeto.

Estar atualizado quanto ao andamento do projeto evita custos desnecessários e futuros problemas que possam comprometer o resultado da obra.

GERENCIAMENTO FINANCEIRO DA OBRA:

Caso esse fator não seja muito bem observado, sua obra pode ter um resultado muito aquém do esperado por falta de dinheiro.

Ter uma planilha organizada quanto à situação financeira permite que custos desnecessários sejam remanejados para outras áreas ou fiquem reservados para alguma emergência.

LIDERANÇA:

Uma boa equipe de gerência entende que se comunicar com os encarregados é fundamental para o sucesso do projeto. Todos os trabalhadores são importantes e trabalho em equipe requer uma boa liderança! Logo, o gerente irá saber como dar as ordens e ter uma gestão de tarefas que garanta a qualidade do resultado.

POR QUE CONTRATAR UMA EMPRESA?

É perceptível que contratando uma empresa de gerenciamento de obras e reformas experiente como a Álamo, você irá contar com melhores práticas construtivas, otimização de tempo e recursos, sustentabilidade, melhor aplicação de profissionais, acompanhamento e controle do projeto.

São inúmeras questões que envolvem um pátio de obras, coordenar todas elas com competência e experiência é a chave para o sucesso.

Ler mais

Confira 4 benefícios de usar BIM no planejamento de obras

Você já ouviu falar em tecnologia BIM? Provavelmente a resposta é sim, porém, muitas pessoas associam o BIM com imagens tridimensionais, pois não entenderam o que realmente significa a modelagem de informações da construção. Por isso, a maioria das empresas não utilizam essa tecnologia, por exemplo, para o planejamento de obras.

Você sabia dessa possibilidade? É isso mesmo, quando o modelo da construção é integrado com os cronogramas e definições do planejamento é gerado o BIM 4D.

Por que investir nessa tecnologia?

São diversos os benefícios oferecidos pela tecnologia BIM. Porém, antes de tudo é essencial analisar qual a dimensão do projeto e quais as necessidades, assim será possível implementar o BIM de acordo com as demandas de cada projeto. Abaixo estão alguns das principais vantagens do BIM, veja!

1. Integração de equipes

A tecnologia BIM proporciona integração entre as equipes que podem trabalhar simultaneamente em um mesmo projeto com os responsáveis pelo planejamento, orçamento, engenharia e arquitetura. Essa integração demanda que os componentes do time sejam treinados, a fim de trabalhar em conjunto, pensando no todo.

Com essa integração, os modelos não são produzidos de forma aleatória, pois contém uma série de informações qualificadas que o software demanda. Essas informações posteriormente serão convertidas em gráficos e cronogramas. Dessa forma, o projeto nasce modelado de forma que atenda às necessidades posteriores, estando aderidas ao processo executivo estabelecido.

Os projetos desenvolvidos em BIM demandam a interoperabilidade, uma vez que são utilizados diversos softwares e aplicativos. Quando isso acontece, as áreas de planejamento, suprimento, orçamento, contratos, qualidade, execução e projetos trabalham de forma conjunta, facilitando a troca de informações.

2. Noção completa do projeto antes da execução

Ao integrar mais informações relacionadas ao escopo do projeto, cronogramas de custo e planejamento ao modelo 3D será proporcionada maior precisão para a execução de cada serviço, assim como a simulação de vários cenários e a definição adequada do planejamento.

Com isso, qualquer impacto no prazo ou custo pode ser rastreado caso ocorra alguma alteração no projeto. Dessa forma, as alterações e os impactos gerados podem ser estudados antes de serem realmente implementados.

3. Maior precisão

Ao vincular as informações do escopo com as de planejamento, é possível obter uma maior precisão quanto ao modelo e serviços que serão executados, simulando diversas possibilidades de cenário para que o melhor seja definido e para que os possíveis problemas sejam identificados antes da execução, evitando atrasos e promovendo a redução dos custos.

Além disso, como as análises são feitas de forma completa durante o planejamento, decisões que tradicionalmente seriam tomadas no decorrer da execução, passam a ser pensadas durante o planejamento, como logística interna do canteiro, ordem de ataque, simulações de conflitos entre atividades, definição da quantidade de trabalhadores em cada atividade, entre outras.

4. Redução de custos

Esse benefício é, na verdade, uma consequência de todos os outros que já foram citados, uma vez que como é possível testar soluções previamente, assim como possibilidades de ataque, dimensionamento de equipes e os efeitos em prazo e custo de qualquer alteração no projeto, consequentemente os imprevistos, riscos e problemas são reduzidos e as melhores decisões são tomadas, resultando em um menor custo de execução.

Ler mais

Entenda porque compatibilizar os projetos

Muitas pessoas querem realizar o sonho da casa própria e para isso recorrem logo à fase de construção, sem antes ter os projetos em mãos, porque “um pedreiro e um eletricista resolvem isso”. Mas não é bem assim… Antes de começar uma obra é importante estar de posse do projeto arquitetônicoprojeto estrutural e projeto hidrossanitário, que podem ser feitos por uma mesma empresa, através da compatibilização dos mesmos. Quer saber por que isto é essencial? Continue lendo e descubra as vantagens de ter todos estes projetos juntos em mãos.

A princípio é relevante ressaltar, sumariamente, a importância de cada projeto em si:

Projeto Arquitetônico

  • O projeto Arquitetônico permite o melhor posicionamento dos cômodos, de acordo com o tipo de edificação e sua finalidade , otimizando o espaço disponível e aproveitando ao máximo a luz e a ventilação natural

Projeto Estrutural

  • O Projeto Estrutural: garante a segurança do imóvel, evitando possíveis rachaduras ou falhas que possam comprometê-lo.

Projeto Hidrossanitário

  • O Projeto Hidrossanitário: previne possíveis infiltrações, determina os diâmetros adequados para a tubulação – para que ao dar descarga não diminua a queda d’água no chuveiro, por exemplo – e ainda evita que o mal cheiro proveniente do esgoto doméstico se espalhe pelo ambiente.

Benefícios da Compatibilização de Projetos

Visto isso, um dos pontos mais importantes de ter todos os projetos é a compatibilidade entre eles. Isto evita que alguns erros, pequenos ou grotescos, sejam cometidos.

Vejamos: toda edificação necessita de uma estrutura para sustentá-la, e o projetista é o responsável por saber posicionar onde cada elemento estrutural será alocado. Para isso, é fundamental que haja conformidade com o projeto arquitetônico, para que não seja colocado um pilar (estrutura vertical) onde existe uma porta ou uma janela, por exemplo.

Minimização de Gasto com Materiais

Além disso, por meio de um projeto pode-se evitar o excesso de gasto com materiais, como para a tubulação. No hidrossanitário delineia-se o melhor caminho para o encanamento, visando atender todos os pontos de recepção e captação de água necessários sem percorrer grandes distâncias com os tubos. Ademais, com a compatibilização de projetos, percebe-se onde há pilares e vigas (estrutura horizontal), e assim projeta-se para que não passe uma tubulação no local.

Alocação de medidores de energia

Outro erro que pode que pode ser evitado quando os projetos são compatíveis é a alocação dos medidores de consumo de energia e de água num mesmo lugar. Além de prever a localização dos pontos elétricos (tomadas e interruptores) e pontos hidráulicos (torneiras) em áreas distintas.

Otimização na etapa da construção

E ainda, a correspondência dos projetos também possibilita observar quando duas tubulações passam próximas umas das outras, permitindo que o projetista preveja apenas uma valeta, para ambas, o que otimiza na etapa de construção e consequentemente diminui gastos.

Compatibilização de projetos garante satisfação do cliente

Fazer todos esses projetos juntos é bem mais vantajoso e garante o bem estar e satisfação, visto que o cliente precisará contratar apenas uma empresa. Isso também facilita no momento da compatibilização de projetos, pois o projetista já tem uma noção prévia dos projetos. E ainda, se houver a necessidade de mudanças em projetos distintos, ele mesmo faz, tendo mais liberdade de criação e podendo também diminuir custos para o cliente na hora de construir, pois assim ele tem uma visão mais ampla de onde pode minimizar o gasto de materiais.

Além do mais, contratar uma só empresa para fazer o projeto arquitetônico, projeto estrutural e projeto hidrossanitário é mais prático para o cliente futuramente. Citando como exemplo: quando é preciso fazer uma reforma na edificação, a mesma empresa já tem conhecimento de todos os aspectos da construção e sabe exatamente onde pode ser alterado.

Ler mais