
Ressonância Magnética
O exame de Ressonância Magnética caracteriza-se por reproduzir imagens de grande resolução e clareza de qualquer parte do corpo humano. O aparelho utiliza um forte campo magnético e ondas de radiofrequência que permitem a formação de imagens, além disso não utiliza radiação ionizante.
Este exame é bastante simples e sem efeitos colaterais ou prejudiciais à sua saúde. O técnico(a) do exame consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador.
Durante a ressonância magnética, o paciente ficará deitado confortavelmente em uma plataforma que desliza para dentro do aparelho.
O aparelho emite diferentes sons enquanto realiza as imagens. Por isso a importância dos tampões de ouvido para o paciente. É muito importante ficar imóvel neste momento. O tempo médio é de 8-30 minutos, porém alguns exames mais complexos podem levar mais tempo.
Alguns exames de Ressonância Magnética exigem a administração de um contraste – um líquido que acentua as imagens dos seus órgãos e/ou vasos sanguíneos.
Depois do exame de ressonância magnética
O contraste será eliminado do seu corpo através da urina. Caso seja necessário, a qualquer momento o paciente poderá apertar a campainha para se comunicar com o técnico(a), ou pode solicitar, por exemplo, a permanência de um membro da família dentro da sala durante a realização do exame.
Caso seja necessário, o Dal Castel Centro Diagnóstico dispõe de procedimento de sedação ou anestesia. Além disso a Ressonância Magnética não é recomendada caso o paciente tenha no seu corpo:
- Fragmentos metálicos
- Marca-passo cardíaco
- Clipes de aneurisma cerebral
- Implantes metálicos
- Implantes eletrônicos
- Neuro-estimuladores
Deverá ser informado à equipe técnica ou médico se o paciente tiver realizado qualquer cirurgia ou possua algum outro objeto metálico em seu corpo.
Preparo Geral
Na maioria dos exames não é necessário preparo porém consulte a marcação de exames, pois existem exceções.