Veja algumas recomendações e dúvidas mais frequentes

Visando ao cumprimento dos horários de agenda, nossa equipe é orientada a solicitar antecedência de, no mínimo, 30 minutos em relação ao horário agendado. Desta forma, é possível resolvermos questões burocráticas (liberações, confirmação cadastral, preenchimento de formulários de atendimento) e preparativos prévios (troca de roupa, preparo específico para cada modalidade de exame) para garantir que seu exame seja iniciado no horário exato do agendamento.

image

Documentos

Trazer Pedido Médico ou Guia do Convênio liberada (quando necessário) – em geral, a validade desses documentos é de 30 dias, porém, existem algumas exceções, dependendo do convênio.

Trazer RG (ou documento com foto) e CPF do cliente ou responsável legal, quando menor de idade. Trazer cartão do convênio (quando aplicável).

image

Exames

Trazer exames realizados no Dal Castel Centro Diagnóstico anteriores a 03 anos da data atual, com exceção aos exames de RM de mamas, Ecografia de mamas e Mamografia, que podem ser trazidos todos. Trazer também exames anteriores realizados em outras clínicas (compatíveis com a região a ser examinada).

image

Preparo para o exame

Cada exame possui conduta própria e você será informado no momento do agendamento sobre jejum, suspensão de medicamentos e outros preparos.

Para sua segurança e maior conforto, solicitamos que venha sem pertences de valor como: correntes, pulseiras, brincos, anéis, relógios, etc. Será necessária a retirada destes objetos para realização da maioria dos exames.

Veja abaixo outras dúvidas mais frequentes sobre os exames

Silicone nas mamas interfere na mamografia?

Não diretamente. A alta densidade do silicone pode, eventualmente, sobrepor-se a alguma lesão mamária, impedindo o seu diagnóstico. Essa possibilidade é sempre levada em consideração pelo médico que solicitou o exame.

E na gravidez?

Não há nenhuma evidência de que a Ressonância Magnética possa prejudicar o feto ou o embrião. Inclusive a RM é indicada para estudos de má formação fetal ou outros problemas com o feto. Como precaução a RM deve ser evitada nos primeiros três meses de gestação. Tais considerações também são válidas para profissionais grávidas, que não deverão permanecer na sala durante o exame. Porém, é permitido preparar e posicionar o paciente, administrar o agente de contraste, escanear e filmar.

Os agentes de contraste na Ressonância Magnética são nocivos à saúde?

Esses podem ser paramagnéticos, supermagnéticos ou ferromagnéticos. Substâncias que são injetadas ou aplicadas podem apresentar riscos semelhantes àqueles de qualquer outra técnica invasiva. A experiência clínica mostra que os contrastes a base de gadolíneo são bem toleráveis. Ainda assim, todas as precauções deverão ser tomadas ao injetar gadolíneo em pacientes com histórias de alergia ou reação a qualquer droga.